A Contabilidade que a sua empresa precisa

Dedique-se ao que você faz de melhor
e deixe que da burocracia contábil
A GENTE CUIDA!

Converse conosco!
Já possui empresa aberta e quer mudar de contabilidade

Já possui empresa aberta e
deseja mudar de contabilidade?
Nós cuidamos de tudo para você!

Converse conosco!
MEI, Temos soluções em contabilidade para você

MEI, temos serviços contábeis
que cabe no seu bolso!

Converse conosco!

ICMS/CE: Sefaz-CE atualiza sistema de ITCD com lançamento de módulo causa mortis

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio das Coordenadorias de Atendimento e Execução (Coate), de Arrecadação (Coart) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), disponibiliza novo módulo do Sistema de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), voltado para transmissão causa mortis de bens ou direitos.

A inovação visa aumentar a confiabilidade e a simplicidade para os contribuintes no processo de cadastramento das guias e melhorar a experiência do usuário, permitindo que sucessões que ainda não estejam com pedido de calculo do tributo possam ser cadastradas no novo sistema de ITCD com melhores integrações e leituras de dados. Assim como no módulo inter vivos, o contribuinte agora, no módulo ITCD causa mortis, contará com a unificação de cadastro de guias e o envio de documentos em um único ambiente virtual, tendo mais praticidade, eficiência e menos burocracia.  

A novidade permite o cadastro unificado de todos os bens do processo de inventário. A partir dessas informações, o sistema reconhece automaticamente e gera as respectivas guias para sucessão legítima, sucessão testamentária e renúncia abdicativa. O sistema também permite a geração automática de guias complementares nos casos de excedentes de quinhão e de meação, sem necessidade de novo cadastro manual pelo contribuinte. 

Clique aqui para acessar o manual do módulo ITCD causa mortis.

Modernização da gestão tributária

Para o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, a atenção em aprimorar os sistemas também tem o intuito de fortalecer o relacionamento com os contribuintes cearenses. “São avanços significativos, que otimizam o nosso serviço à sociedade. Trabalhamos sempre para melhorar os serviços ofertados pela Sefaz”.

Conforme o orientador da Célula do ITCD (CEITCD), Lucas Cajado, os impactos da transformação consistem na “diminuição do tempo para o atendimento dos processos, com a perspectiva de redução de pendências por erro no momento do cadastramento das guias, facilitando os cálculos pelas autoridades fiscais e mudando o paradigma anterior, em que se cadastravam as guias, mas que persistia a necessidade de encaminhar documentos físicos de forma complementar. No novo sistema serão informados e qualificados os fatos e os bens pelo contribuinte, e o sistema cadastrará as guias”.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

C N Aguiar Assessoria e Treinamentos

C N Aguiar Assessoria e Treinamentos

WhatsApp